Você se cobra demais, QA?
Você QA já se viu atormentado por pensamentos do tipo “eu preciso aprender o framework x”, “eu já devia dominar a tecnologia y” e assim por diante?
Já comprou um monte de cursos, na ansiedade de se atualizar o mais rápido possível, e depois se sentiu frustrado por não conseguir dar conta de todos?
Quanto mais a gente aprende, mais a gente sente que tem mais coisas para aprender, já reparou? Vamos descobrindo cada vez mais coisas que a gente não sabe.
Agora multiplica esse sentimento algumas vezes, quando você está fazendo vários cursos ao mesmo tempo! É aquele sentimento “eu não sei nada!” muito mais amplificado.
E isso pode nos paralisar. Aí que está o perigo.
Quanto mais a gente se cobra, menos a gente rende, pois estamos constantemente exaustos e frustrados. E isso afeta a autoestima e a nossa motivação.
Ninguém sabe tudo. Ninguém precisa saber tudo. Nenhum profissional é 100% completo pelo simples fato de que ninguém é perfeito.
Não se sinta na obrigação de dominar todas as ferramentas e tecnologias da moda, porque além de isso ser muito difícil de ser alcançado, não é isso que vai te fazer um QA diferenciado.
Tenha objetivos claros para a sua carreira e tenha foco para alcançá-los. Priorize! Que tecnologias e ferramentas você realmente precisa aprender, dados os seus objetivos de carreira? É nisso que você precisa pensar.
E um outro ponto fundamental: não esqueça de fortalecer suas soft skills. De nada adianta um QA que tem um domínio técnico admirável mas que não sabe se comunicar de forma sadia e nem trabalhar em equipe, por exemplo.
Pense nisso ;)