Você ensina o que você aprende, QA?
Nossa missão como QAs vai muito além de encontrar e reportar bugs, isso é fato. Mas você já parou para pensar que QAs também são (ou deveriam ser) professores, de certa forma?
Não basta apenas repetir a máxima “Qualidade é responsabilidade de todos”. Precisamos ensinar aos nossos times o que sabemos sobre qualidade, para ajudá-los a desenvolver software de forma cada vez melhor.
Além de ajudá-los a evoluir como profissionais, isso também nos ajuda a crescer. Isso porque quanto mais os desenvolvedores forem engajados com a qualidade, tende a diminuir o volume de bugs encontrados.
Dessa forma, o QA gasta um tempo menor reportando bugs e consegue dedicar mais do seu tempo a outras atividades que também são muito importantes, como por exemplo automatizar mais testes e pensar em melhorias para o processo de desenvolvimento, a fim de prevenir bugs.
Ter o hábito de ensinar é tão importante quanto estar sempre aprendendo. É assim que nos tornaremos, de verdade, referências em qualidade de software dentro dos nossos times.
Pense nisso ;)