Você é curioso, QA?
Uma das características que mais ouço falar que um bom QA precisa ter é a curiosidade. E eu concordo plenamente.
Mas… que tipo de curiosidade exatamente?
Existem níveis de curiosidade. Você pode ter curiosidade de entender como a interface do software vai se comportar em diversos cenários, sejam eles caminhos felizes ou fluxos de exceção. Isso é o básico do básico.
Te convido a ir a um próximo nível: que tal ter curiosidade em entender como é a arquitetura da solução? Como o frontend troca informações com o backend? Qual o fluxo das informações dentro do sistema?
Desbravar a aplicação por dentro é algo bem mais complexo do que apenas exercitar a interface em todos os caminhos que você consiga imaginar. Pode dar medo, principalmente em quem não tem muitos conhecimentos em programação.
E se der medo? Vai com medo mesmo! Peça ajuda aos devs, pergunte nas reuniões o que você não entender, mas não fique parado!
Eu posso te garantir que levar a sua curiosidade a um próximo nível vai te fazer chegar a um próximo nível como QA: mais técnico, mais engajado, mais valioso para o time, com um poder muito maior de antecipação e investigação de problemas.
Pense nisso ;)