QA, você é um incentivador da qualidade?

Cristhiane Jacques
2 min readJan 22, 2024

--

Muito se fala que o QA é bom em identificar pontos de melhoria no produto e no processo, além de identificar riscos. Ou seja, ele é muito bom em identificar o que pode ser melhor e o que pode dar errado.

Mas há um outro ponto que considero importante que o QA se atente também: o que está dando certo?

Ninguém só acerta, mas também ninguém só erra. Se você olhar com cuidado, provavelmente encontrará pontos em que o time está fazendo um bom trabalho. E quando isso acontecer, elogie! De preferência publicamente, por exemplo em reuniões em que todo o time está presente.

Encontrou alguém no seu time que fez um bom trabalho? Elogie, QA!

O time refinou muito bem a história, descrevendo com capricho o que precisa ser implementado? Elogie!

Um desenvolvedor tomou a iniciativa de documentar algum aspecto da aplicação para facilitar o entendimento de todos de como aquilo está estruturado? Elogie!

O time criou métricas e dashboards para melhorar o monitoramento da aplicação? Elogie!

Eles precisam sim desse feedback. Todo mundo gosta de ser elogiado. Isso irá motivá-los a seguir tendo iniciativas para melhorar a qualidade do produto e do processo.

O QA não deve ser o único responsável por tomar iniciativas para melhorias na qualidade do produto e do processo. Os demais membros do time podem (e devem!) fazer isso também.

Afinal, qualidade é responsabilidade de todos.

Pense nisso ;)

--

--

Cristhiane Jacques

QA apaixonada por tecnologia e qualidade de software. Acredito no poder da colaboração para evolução contínua do produto e do time.