QA, seja você a transformação!
O que significa ser QA? É só a pessoa que encontra e reporta bugs? É apenas um clicador de botões e construtor de artefatos?
Eu acredito do fundo do coração que um QA pode e deve ser muito mais do que isso. QA pode e deve olhar para o código. QA pode e deve colaborar com a qualidade em todas as etapas do projeto, desde o início. Essa é a essência de muitos dos posts do meu blog.
Um QA pode ser tantas coisas! Basta ele acreditar em si mesmo e buscar conhecimento.
Ele pode ser quem ajuda o time a antecipar a descoberta de defeitos e principalmente preveni-los, quem transforma a mentalidade do time em relação à qualidade, quem traz o debate sobre como melhorar o processo de desenvolvimento.
Em suma, ele pode ser um agente de transformação dentro do time.
Mas para conseguir tudo isso, tem que ir à luta: estude, participe de eventos, mantenha-se sempre atualizado. E claro, coloque em prática o que você aprender!
Acima de tudo, faça do aprendizado um hábito. Quando a gente passa muito tempo sem estudar, voltar é mais difícil. Mas quando a gente inclui os estudos no nosso dia a dia, a gente perde o medo de aprender e enfrentar novos desafios. A gente perde o medo do desconhecido. E isso é crucial para evoluirmos continuamente como profissionais. Não precisa ser muitas horas por dia, reserve ao menos meia hora por dia para estudar. A longo prazo isso vai fazer uma diferença enorme, acredite!
Esqueça esse mito de que QA não olha para código. É muito importante sim que nós QAs tenhamos conhecimentos em programação, pois isso nos possibilita não só automatizar testes, mas também ajudar na revisão de código e investigar de forma mais profunda os comportamentos inesperados que encontramos. Não tenha medo do código! Acredite, ele será seu aliado :)
Busque ter um bom relacionamento com seu time. Reporte os bugs de forma neutra e faça críticas construtivas, sem nunca levar para o lado pessoal. Elogie também o que está dando certo no produto e no time. Se posicione, não tenha medo de expressar a sua opinião, sempre de forma respeitosa e equilibrada.
Peça e ofereça ajuda ao seu time. Troque conhecimentos e experiências. Todos podem te ensinar algo. Dessa forma, você incentiva o espírito colaborativo dentro do time. Todos ganham!
Mantenha-se humilde: mesmo você sendo a pessoa que mais entende de qualidade dentro do time, sempre há algo novo a aprender. Aceite opiniões diferentes da sua, sem nunca esquecer de apresentar os seus argumentos. Ninguém é dono da verdade :)
Dessa forma, você vai conseguir uma série de transformações no seu time, no seu produto e na sua carreira. E também na forma como nós QAs somos enxergados. Quando você evolui e compartilha conhecimento, você também está ajudando a valorizar toda uma categoria de profissionais que são críticos para a construção de produtos cada vez melhores!
Não somos apenas caçadores de bugs! Somos muito mais do que isso! Mas para que todos enxerguem isso, cada um de nós QAs deve fazer a sua parte, indo além do básico do dia a dia, buscando mais conhecimento, ajudando mais o nosso time e compartilhando nossas experiências.
Então que tal aproveitar que você tem um ano todo pela frente e começar agora mesmo essa jornada rumo ao próximo nível como QA?
Feliz 2021 :)