QA, “seja a mudança que você quer ver no mundo”

Cristhiane Jacques
3 min readJan 29, 2024

--

A frase que mencionei no título é geralmente atribuída a Gandhi, e provavelmente você já viu ela por aí. E o que isso tem a ver com testes e qualidade de software? Muita coisa!!

Hoje em dia, existem entendimentos muito diversos a respeito do papel e do valor do QA em um time. É perfeitamente possível que na empresa A o QA seja valorizado e tenha um papel de destaque dentro de todo o processo de desenvolvimento de software, enquanto que na empresa B ele é um profissional de pouca importância, sendo visto como apenas um executor de testes que só atua no final do ciclo de desenvolvimento.

Tais diferenças são causadas por uma série de fatores os quais desconhecemos e/ou não temos controle.

Porém, existe um fator que nós temos controle: como NÓS enxergamos o nosso papel e o nosso valor, e como “vendemos o nosso peixe” por onde passamos.

Imagine dois perfis de QAs: primeiro, um QA que pensa que seu papel é apenas planejar e executar testes e talvez automatizar alguns testes. Como ele pensa que essa é sua única forma de contribuição, ele não se preocupa em aprender coisas novas, estudar sobre arquitetura de software, experiência do usuário, entender mais sobre programação, etc. Ou seja, um profissional eternamente estagnado.

Agora imagine um outro perfil completamente diferente: um QA empoderado, ou seja, que sabe que tem seu valor, que sabe que pode ajudar seu time a desenvolver com mais qualidade em todas as etapas do ciclo de vida do software, que sabe que pode contribuir para que a área técnica e de negócios conversem melhor, que pode ajudar o time a construir funcionalidades mais resilientes, enfim, que é uma peça chave na construção de sistemas em que a qualidade está intrínseca. Como ele sabe da enorme importância do seu papel, ele está sempre estudando e buscando entender um pouco mais de diversas outras áreas além de qualidade, para que ele possa contribuir cada vez mais nos debates do time.

Imaginou? Concorda que quanto mais QAs do mercado tiverem um perfil mais empoderado, mais ativo dentro do time, a longo prazo isso irá ajudar a melhorar a forma como o papel do QA é enxergado dentro de muitos contextos?

Está nas nossas mãos melhorar de alguma forma a visão que muitas empresas tem da abrangência e importância do nosso papel.

Se você quer ver a profissão de QA no topo, você vai precisar se esforçar também ;)

Venda o seu peixe! Mostre o quanto você pode contribuir em todas as etapas do ciclo de desenvolvimento, não apenas nos testes.

“E como eu posso contribuir????” Você deve estar pensando. Não vou responder a essa pergunta neste post porque ele já ficou longo demais rs.

Mas vou te dar uma dica: já existe muito material sobre isso!

Por exemplo, o maravilhoso livro “Agile Testing Condensed” pode te dar ideias muito bacanas sobre como contribuir mais com o seu time (e tem versão traduzida para português!)

Bora buscar cada vez mais conhecimento e contribuir para que a profissão de QA seja vista com cada vez mais valor?

Pense nisso ;)

--

--

Cristhiane Jacques

QA apaixonada por tecnologia e qualidade de software. Acredito no poder da colaboração para evolução contínua do produto e do time.