QA, qual a sua melhor ferramenta de testes?
Hoje em dia, o que não falta são cursos ensinando a usar ferramentas de teste. Mas… e quando chega o momento de aplicar aquele conhecimento no dia a dia, como faz?
Como reunir argumentos para convencer o seu time de que aquela ferramenta será útil? Como saber a forma mais adequada de usar, dadas as características particulares do projeto?
Isso curso nenhum ensina, já reparou?
E sabe por que? Simplesmente porque isso é algo extremamente particular. Cada projeto, cada time, cada QA é único. Não existe uma fórmula mágica que funcione para todo mundo.
As ferramentas não te impedem de usá-las de forma inadequada. Cabe a você decidir se você vai usar a furadeira para furar uma parede ou para martelar um prego.
Então… sabe qual é a sua melhor ferramenta de testes, QA? O seu cérebro! Afinal de contas, é ele quem vai tomar decisões sobre o que usar e quando usar.
Lembre-se: nem só de cursos de ferramentas vive um QA. É essencial entender o contexto em que estamos inseridos e sempre pensar no longo prazo quando vamos escolher as ferramentas que vamos usar.
A estratégia é escalável? É viável dar manutenção? O time consegue nos ajudar?
E para buscar todas essas respostas, temos que acionar a nossa melhor ferramenta.
Pense nisso ;)