QA, nunca ignore um sintoma!
Já te aconteceu de você identificar um comportamento inesperado durante seus testes que aparentemente é inofensivo, mas quando você foi investigar descobriu um grande problema no software?
Já me aconteceu diversas vezes. E isso me ensinou uma lição muito valiosa: nunca ignore um sintoma. Todo comportamento inesperado merece ser investigado, mesmo que num primeiro momento não pareça grave. Ele pode ser um sintoma de um problema muito maior!
Testes não servem apenas para encontrar bugs (embora muita gente pense isso, infelizmente).
Os softwares construídos hoje em dia facilitam cada vez mais a nossa vida mas, por outro lado, estão cada vez mais complexos. É muito comum que diferentes partes do sistema sejam desenvolvidas por times diferentes, o que ajuda a aumentar essa complexidade.
E é justamente essa complexidade crescente dos sistemas que traz consigo riscos cada vez maiores de comportamentos imprevisíveis em determinadas situações. Ou seja, é perfeitamente possível existirem cenários em que não sabemos como o sistema irá se comportar, teremos que descobrir isso na prática, testando!
Os testes ajudam demais a descobrir tais comportamentos e, principalmente, nos permitem aprender com eles, aumentando o nosso entendimento de como o sistema realmente está se comportando frente a determinadas situações.
Isso também ajuda o time a identificar riscos, o que pode inclusive levar ao replanejamento de algumas funcionalidades, levando em conta as informações levantadas nos testes.
Percebe como mesmo pequenos sintomas podem nos ajudar muito a entender melhor como o sistema se comporta e descobrir riscos mais cedo?
Cada sintoma é uma valiosa oportunidade de descobrir um problema antes que um, ou milhares de usuários, o façam!
Pense nisso ;)