O que é óbvio para você, QA? Será que isso é óbvio para o time também?

Cristhiane Jacques
2 min readFeb 5, 2024

--

Tempos atrás, li em algum lugar que a qualidade de um software é diretamente influenciada pela qualidade da comunicação entre os membros do time.

Concordo demais com essa afirmação. E acrescento que quanto mais nos deixarmos limitar pelo conceito de óbvio, pior será a qualidade da comunicação, e por consequência, do software.

Imagine a seguinte situação: o PO escreveu uma história de forma bem superficial, sem muitos detalhes, e achou que o time entenderia o que precisaria ser feito, pois era óbvio o que ele queria.

Óbvio pra quem?? Pra ele apenas! Aí que está o perigo.

O conceito de óbvio é extremamente subjetivo e talvez você nunca tenha se dado conta disso. O que é óbvio para um PO, que tem um conhecimento aprofundado do negócio e de como os usuários se comportam pode não ser nada óbvio para um desenvolvedor, que tem um background técnico muito forte. Percebe? Eles são de mundos diferentes!

É sobre isso!

Cada pessoa tem uma jornada única, tem suas próprias experiências, estudou coisas diferentes, trabalhou em empresas diferentes e por aí vai. Isso molda sua visão de mundo, que também é única.

Levando isso em conta, nós QAs temos que abandonar o péssimo hábito de pensar: “essa pergunta é obvia demais, não vou fazer”, “é óbvio que o time tem que lidar com esse cenário de erro, não vou levantar esse ponto”, e por aí vai.

Nossa missão também é ajudar o time a deixar explícito o que está implícito. Não devem existir expectativas implícitas, requisitos implícitos, suposições implícitas, e por aí vai. Tudo deve ser deixado muito claro no planejamento da história, a fim de prevenir bugs e retrabalhos.

Nada deve ser considerado óbvio, tudo deve ser perguntado, tudo deve ser explicitamente escrito na história. Adote essa postura e incentive seu time a fazer o mesmo.

Com o tempo, você verá como a comunicação entre os membros do seu time irá melhorar.

Pense nisso ;)

--

--

Cristhiane Jacques

QA apaixonada por tecnologia e qualidade de software. Acredito no poder da colaboração para evolução contínua do produto e do time.