Como evitar que a automação de testes vire dor de cabeça?
Entregar software de forma frequente e com qualidade é o sonho de qualquer time, não é mesmo? Nessa luta, a automação de testes tem um papel super importante.
Porém, a automação de testes pode ser uma mão na roda, ou uma bola de ferro no pé. Tudo vai depender de como o seu time conduz essa atividade.
Trago alguns pontos que o time precisa se atentar para evitar que a automação vire dor de cabeça no futuro:
Planejamento: não dá pra sair automatizando tudo, sem critério nenhum. Assim, corremos o risco de desperdiçar tempo automatizando cenários que tem pouca relevância para o nosso usuário e pouco risco associado. Foco no que tem mais valor para o seu usuário e no que tem mais risco!
Frequência de execução: testes automatizados precisam rodar com frequência porque o real valor da automação está em identificar bugs o mais cedo possível e também porque se for preciso atualizar algum teste será mais fácil de identificar o que exatamente precisa ser alterado.
Responsabilidade: criação e manutenção de testes automatizados deve ser responsabilidade de todo o time, não só do QA. Como a suíte vai crescer constantemente ao longo do projeto, é inviável só uma pessoa cuidar dessa atividade.
Pense nisso ;)