A importância de o QA ter a visão do todo

Cristhiane Jacques
2 min readMar 18, 2024

--

Eu considero esta uma das habilidades mais decisivas para o QA ser bem sucedido em um time: estar sempre buscando ter a visão do todo.

O que isso significa na prática?

Vou te dar um exemplo para ilustrar: imagine que você trabalha em uma empresa que desenvolve um app, e o seu time é responsável pela construção e manutenção do módulo de cadastro de novos usuários.

Nesse contexto, é importante que você entenda muito bem como funciona a parte de cadastros, mas também como essa parte se encaixa no app, ou seja: como ela interage com outras partes do app, que jornada o usuário faz no app até chegar na parte que seu time desenvolve.

E “entender muito bem como funciona” não significa apenas saber como os usuários usam e qual a sequência de telas. Você precisa ir mais fundo do que isso. Esse entendimento também contempla a arquitetura:

  • De que partes é composto o módulo ou parte do sistema que seu time desenvolve? Por exemplo, quais microsserviços?
  • Como essas partes se comunicam entre si? Por exemplo, chamadas HTTP, mensageria, etc. Além disso, é importante saber quais APIs são chamadas e que ordem.
  • Como o módulo ou parte do sistema que seu time desenvolve se comunica com o restante do app? Quais partes do app chamam o módulo do seu time? Como essa chamada é feita?

Agora você deve estar se perguntando: por que eu preciso saber tudo isso?

Busque sempre a visão do todo, QA!

Você não faz ideia do quanto esse conhecimento pode te ajudar a ajudar muito o seu time!

Tendo essa visão do todo consolidada na sua mente, você consegue:

  • Ter mais insumos para ajudar o seu time no refinamento e planejamento da implementação das histórias, pois você terá muito mais facilidade para identificar potenciais impactos de mudanças e riscos decorrentes delas
  • Fazer um planejamento de automação de testes muito mais assertivo, pois quando você entende como a parte que seu time desenvolve se encaixa no todo, você consegue enxergar com muito mais facilidade quais são os cenários mais críticos e de maior risco, justamente os maiores candidatos à automação
  • Fazer um planejamento de testes voltado a cenários que realmente tem chance de acontecer em produção, pois como você conhece a jornada de ponta a ponta do usuário pelo app até chegar na parte que seu time desenvolve, você consegue facilmente distinguir esses cenários daqueles cenários improváveis de acontecer. Isso vai te fazer economizar tempo e esforço.

Ter a visão do todo vai te ajudar demais a identificar riscos mais cedo, planejar atividades de testes de forma mais assertiva e ajudar o seu time a planejar as histórias de uma forma muito mais completa.

Pense nisso ;)

--

--

Cristhiane Jacques

QA apaixonada por tecnologia e qualidade de software. Acredito no poder da colaboração para evolução contínua do produto e do time.