Como você reporta bugs, QA?
Reportar bugs de forma clara e assertiva é tão importante quanto detectá-los o quanto antes.
Um dos pontos essenciais é descrever claramente o resultado esperado e o passo a passo para reprodução, com todos os detalhes relevantes e, acima de tudo, garantir que o problema é reprodutível antes de reportá-lo.
Você deve estar pensando: “mas isso eu já faço!”
E se eu te disser que você pode ir bem além disso?
E se você investigasse mais a fundo a causa do comportamento observado, analisando logs ou mesmo o código fonte? Você poderia dar insights para o seu time, agilizando a correção, além de ser uma ótima oportunidade para aprender mais sobre o funcionamento do software.
E se você deixasse claro o impacto do bug encontrado para os usuários? Por exemplo: afeta uma grande quantidade de usuários? O uso do software fica muito prejudicado devido a esse problema ou existe um workaround? Ou seria apenas um erro cosmético?
Essa informação ajudará o time a decidir quais bugs serão corrigidos primeiro. Priorizar os bugs encontrados é essencial para focar o esforço do time no que vai trazer mais valor aos usuários, pois pode não ser possível corrigir todos os bugs dentro da Sprint (e talvez faça sentido que alguns nem sejam corrigidos agora).
Pense nisso ;)